sexta-feira, 18 de maio de 2012

Oncologia, aprendizado e respeito.


A vida às vezes coloca a gente em situações que jamais imaginaríamos, ela prega peças em nossas vidas, faz com que um simples ato, mude totalmente o rumo de sua trajetória.
Hoje, vou falar um pouquinho mais sobre o meu trabalho, e esse aprendizado  diário que eu vivo aqui. Tanto com a equipe, quanto os nossos queridos e prezados pacientes.
É muito fácil trabalhar com papéis, maquinas... Mas com pessoas, foge de qualquer entendimento. Um simples sorriso, uma palavra amiga, muda todo um dia.
Vivemos insatisfeitos com tudo o que temos, reclamamos do tempo, se esta frio, calor, chovendo, do nosso trabalho, das responsabilidades,  coisas tão banais perto de grandes problemas. Vivemos querendo acordar mais tarde, não ir trabalhar, terminar logo o estudo, mais quando somos pegos de surpresa por um diagnóstico de uma doença que afeta totalmente a nossa rotina, percebemos o quanto tudo isso é importante e faz com que a nossa vida ganhe sentido.
A vida vai mudando aos poucos, primeiro vem o desespero da constatação do diagnostico, depois as primeiras consultas com o oncologista e o inicio do tratamento tão temido, a quimioterapia. Imagino que deva ser um grande pesadelo na vida do paciente, a incerteza, toda a pressão colocada em cima do diagnostico pela mídia, as informações nem sempre corretas  acabam deixando o paciente com medo. Quando ele entra pela primeira vez, logo se sabe pela sua fisionomia, meio desconfiado, analisando tudo, tristonho.  E ai, que inicia a nossa missão, fazer com que esse paciente entenda a doença, e trabalhe junto conosco pra que vença esse diagnóstico. Passe por todo esse tratamento, confiante na sua equipe, e que ele não só como mais um número, mais sim um ser humano, sendo respeitado e querido. Proporcionando assim uma maior qualidade de vida em todas as fases de seu tratamento, orientando psicologicamente, pois sem dúvida um fator extremamente importante para o combate ao câncer é o psicológico.

Paciente, Sr.Ananias Rocha, e sua esposa. Esse está sempre de bom humor, muito educado. Sua esposa, sempre ao seu lado dando aquele SUPER apoio.


Essa é minha querida Dona Maria Luiza Ribeiro, é uma graça, sempre bem humorada e com alto astral. Seu esposo sempre a acompanha, são lindos os dois juntos, muito amor.


Rutinhaaaaaaaaaaaaaaaa, colega de trabalho, adoro!!!

Equipe e alguns pacientes.



Marlene Merheje, sempre tão educada, me lembra muito a minha avó. Adoro!!

Sr. Aguinaldo (paciente) muito querido por todos aqui, Dr.Renato e Zai.


Familia é a base de tudo não é mesmo. O apoio é incondicional neste momento e o que faz o paciente ter força pra enfrentar o diagnóstico.

Equipe tão querida prezando sempre um bom atendimento. Tanto o administrativo, corpo clinico, e efermagem, sempre garantindo o corforto e confiabilidade do paciente.


Trabalhando, vivendo e vendo cada situação de nossos pacientes evolui muito. Em um ano que estou trabalhando aqui percebo a diferença de valores que tive a maior valorização das pessoas, aproveitamento dos momentos da vida intensamente, amar muito, querer muito, correr atrás, fazer o que tiver vontade, rir bastante, deixar suas pegadas nas pessoas que ama. Essas sim são as coisas importantes da vida, pra que independente do tempo que estivermos aqui façamos a diferença no coração das pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário