terça-feira, 28 de junho de 2011

As "girias" do mundo da moda

Existem diversos tipos de palavrinhas que observamos pelos blogs a fora, que nunca ouvimos falar, sem ser nesse mundo de blogs de moda.São girias ou até mesmo termos tecnicos para coisas bem simples, mais que ninguem explica.. Postam como se os leitores fossem obrigados a saber do que se trata.
Vasculhando por aí encontrei alguns, e darei bons exemplos para as menos informadas, entenderem essas palavrinhas fashions..

Um bom exemplo de tudo que falei acima, é o tal


FASHIONISMO
Definição:Um conhecimento básico sobre o mundo fashion.
fashion, é relativo a moda, o que está na moda… e o sufixo ismo, primeiramente, designa uma concepção, um conjunto de idéias, de doutrinas, mas, ultimamente também tem significado algo como exagerado e excessivo. Mas para mim, misturado à essa primeira designação oficial, cria-se um neologismo (fashionismo não consta no dicionário) que significa uma doutrina da moda, conjunto de princípios básicos e fundamentais para a…moda!

Daí vem os derivados...
FASHIONISTAS
O termo fashionista é utilizado para designar aqueles que usam ou criam um visual. São consideradas pessoas de vanguarda, que abusam da criatividade na hora de se vestir. Além dos profissionais da área da moda, blogueiros, designers e modelos, a "tribo" fashionista reúne todos os apaixonados pelo mundo fashion.



HIPSTER
Definição: adjetivo pejorativo da moda
Grupo de pessoas que adora se vestir de maneira esquisita (e iniciam tendências por causa disso), adoram qualquer produção independente seja de cinema ou de música coisas que você nunca ouviu falar e que vão se tornar moda.



POSER

Definição: Poser, como a própria palavra já diz (pose), são indivíduos exíguos em conhecimento cultural, pouco sabem do que dizem ser. Sua pretensão, o primórdio de seus pensamentos, é aparecer , fazer pose de bonzão, muitas vezes através da roupa, ou de atos de vandalismo.




MACRO-TENDÊNCIAS
É a relação entre o business e a moda, são estratégias totalmente voltados para favorecimento de mercado, podem ser até influenciadas por movimentos culturais. São ainda tendências de fundo, apresentadas em eventos de moda através de book’s ou cadernos de estilo. A equipe de estilo poderá desenvolver o tema que vai guiar a sua coleção. As macrotendências podem surgir da arte, música, movimentos e desses são criados costumes. Não confundam tendências com macrotendências, as tendências possuem um ciclo menor e são passageiras, as macrotendências são mais estratégicas pensando no lucro, pensando em novos produtos que já é um processo que leva mais tempo.


Liberty

Criada em 1875 pelo inglês Arthur Libertyliberty são aquelas estampas florais pequenas e delicadas que deixam o look super romântico. Clássica e bastante cotada para o verão 2011, a tendência de estampas florais miúdas vem encantando e colorindo as coleções de vários estilistas, tanto que podemos encontrar a estampa em roupas, calçados e acessórios.


MINIMALISMO

No minimalismo, tudo é mais limpo, mais reto, mais geométrico e com poucos detalhes. As peças podem ser chamadas de “comportadas”.
Principal característica: ausência total de estampas.
O que caracteriza a moda minimalista é a sofisticação seja na alfaiataria a atemporalidade, a tecnologia,a cartela de cores reduzida e uma estética clean.O famoso “pretinho básico”,é um ícone.
Preza uma cartela de cores neutras, estética clean, e silhueta consciente, enxuta e perfeita – este último adjetivo dá-se graças à alfaiataria e suas linhas sofisticadas e arquitetônicas. Ótimo exercício de bom senso, despe a roupa de todos os elementos extras e a trabalha em seus alicerces: as formas, o acabamento, a modelagem.
Quem não tem afinidade com peças clássicas não precisa se preocupar: o minimalismo não é sinônimo de chatice. O mix entre as texturas das roupas, ou uma peça com silhueta ajustada em cores fortes, por exemplo, atualiza e deixa a produção mais interessante. Hits da temporada como saias em couro ou shorts de alfaiataria podem aliar-se não só às boas e velhas camisas brancas mas também às rendas, babados e cintura marcada, que dão o toque feminino e equilibram o mood mais sério. Mas lembre-se de deixar seu maxi colar e outros múltiplos acessórios em casa afinal, para o lado minimalista da moda, less is always more (menos é mais).

OVER
Exessso ou Sobra. No mundo da moda, é tudo que está fora de contexto, fora de moda, caído, exagerado, fora dos padrões, algo que não é usado mais. Algo que só de ver você já faz aquela cara de '' não gostei ''
Um bom exemplo de algo over, são alcinhas de sutiã transparente, que um dia já foram super usada por mulheres de todas as idades, mais hoje é considerado, feio, machuca, soa, e elas não são NADA transparentes. 







Tem outras palavras que você gostaria de saber? ME CONTA! que a gente descobre junto..

domingo, 5 de junho de 2011

O cabelo da moda.

As ondas estão com tudo! Para todas cores e comprimentos de cabelo...
Já era o tempo daquele cabelo chapado e sem vida. E que por um cabelo liso, estragavamos com chapinha ,escova e quimicas de todas as formas. Até mesmo formol meninas, já chegaram a usar, quantos casos na televisão vimos o mal que o formol faz para o cabelo e a saúde, com escovas progressivas caseiras nada confiaveis.. Lógico, que existem outras que são muito boas e até mesmo fortalecem os cabelos, um bom exemplo é a de Chocolate.
Mais voltando ao que realmente interessa, as ondas estão em altas, e peguei otimos exemplos pra vocês se deliciarem!
O que vem de um tempo pra cá e com cada vez mais força, é a descontrução, o cabelo despenteado, com volume nas pontas bem despojado e bonito. As ondas, os cachos não definidos, o pratico, finalmente está ganhando as ruas, em todos os aspectos do mundo da moda.